Por que bandeirolas?

Aqui no Atelier gostamos muito de bandeirinhas. Um varal de bandeirinhas, pra nós, mais do que decoração, tem um significado próprio, lembrando o valor daquilo que se faz em grupo, em parcerias e de forma integrada.

Uma bandeirinha pode ser muito linda… mas juntas, reunidas num varal, são mais bonitas, mais festivas e mais divertidas 🙂 Assim, uma ideia sozinha pode ser muito boa – mas juntas, as ideias crescem e têm mais chance de se desenvolver e concretizar! 4, 6, 8 ou 10 mãos fazem muito mais do que 1 sozinha…!

Se quiser saber mais sobre essa metáfora, falei sobre elas numa apostila gratuita sobre parcerias. É só se inscrever e baixar aqui.

Bandeirinhas na {oficina 2}

E por elas lembrarem Carnaval e outras festas, a {oficina 2} lá no Grupo Brinquedos artesanais com panos e fios foi a confecção de bandeirolas de tecido. Fizemos no tema Páscoa, mas podem ser usadas em qualquer tema: também com o nome do teu Atelier, pra decorar o teu cantinho ou para usar em feiras. Nós levamos para feiras e é uma forma lúdica de decorar o estande.

Olha elas aí na janela do atelier! (eu eu também, kkkk)

O que as bandeirolas que fizemos tem de diferente?

Fazer bandeirinhas, todo mundo sabe: é só recortar e aí costurar numa guia, né? Mas o legal é fazê-las de um jeito mais versátil e duradouro. Se vai fazer pra decoração de uma festa, por exemplo, o peça terá mais valor agregado se puder ser usada na decoração do quarto da criança depois! E também, se puder ser retirada da guia e montada de outro jeito.

Onde usar?

Como eu disse, elas podem ser personalizadas e usadas para identificar o atelier, festas infantis ou para decorar qualquer ambiente. Por aqui, no nosso atelier, é um produto que a gente faz por encomenda. Olha essa abaixo, que colorido alegre desse varal que fizemos pra Gurizada Faceira.

Nesse Carnaval vim dar uma passadinha na #casadepraia dos meus pais, e me deparei com essas bandeirinhas que ela ganhou de uma amiga… são de tecido de Natal, mas minha mãe mantém elas ali, o tempo todo 🙂 🙂 A diferença que elas estão fixas – se fossem soltas, dava pra alternar e colocar outros temas no meio!!!

E olha essa de crochê, então, feita pela Jud?

Oficinas e pinterest

Então, se queres aprender uma novidade por semana até a Páscoa, vem com a gente, aqui.

E se quiseres ver outras ideias, podes acompanhar no meu pinterest uma pasta em que separei ideias de bandeirolas e flâmulas: aqui.

One thought on “Bandeirolas e flâmulas na decoração

  1. Sandra says:

    E para nós tem um apelo especial de serem a decoração icônica das Festas de São João, tão jenuínas. Além disso, as bandeirinhas foram o tema de pesquisa plástica do pintor ítalo-brasileiro, Alfredo Volpi. Lindas, lúdicas e festivas! Viva as bandeirolas, flâmulas e bandeirinhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *